• TENTATIVAS

    A vida é bela, e sabemos todos, está aí para ser vivida. Parece um velho e manjado clichê, eu sei. Mas clichês também são verdades, muitas vezes. Se a vida é bonita, por que então ela é assim complicada ? Por que desejamos coisas que não podemos ter, enquanto aquelas que temos em mão não nos interessa ? Por que queremos sempre aquilo que não temos ? Por que desprezamos o que conseguimos facilmente ?
    Aquela sensação de querer sempre mais e mais, nunca estarmos satisfeitos, sempre em busca de algo novo, que nem sabemos direito o que é. A vontade de termos sempre algo escondido na manga, como os mágicos, para no caso de precisarmos. A tal "falsa segurança"  que reside na maioria de nós.
    Temos medo do novo, e por isso nos contentamos com o "velho". Criamos uma zona de conforto de que nos dá a sensação de que tudo está correndo bem. Só que lá dentro, lá no fundo do nosso coração, sabemos que nada está certo, nada está bem, alguma coisa teima em querer fugir, sair, soltar a voz, mas nós insistimos em querer mantê-la  presa, como um bichinho criado em cativeiro. Se o soltamos, o que será dele ? O que ele fará com a liberdade tão inédita, tão grande, tão apavorante ??
    E então decidimos deixar tudo como está, e assim passam-se os dias, semanas, meses, anos.... Quando nos damos conta, a vida passou, as oportunidades se foram, as pessoas, inclusive a vontade de talvez tentar. Aí choramos, nos arrependemos, nos perguntamos: - Por que não tentei ? Por que fui covarde ?
    Mas aí, meu bem, já era. Não adianta chorar, espernear, chutar a parede. Vamos tentar viver melhor e sermos mais atenciosos com nosso coração, nossos desejos, e dar um voto de confiança para nossa capacidade de mudar, de alcançar nossos objetivos, de enfim, sermos felizes de verdade, sem aquela imagem utópica de "felizes para sempre". A vida está em constante vibração, e por isso mesmo é muito dinâmica. Tente ficar sentado na calçada da sua rua por meia hora. Olhe para o céu, nem mesmo as nuvens ficam estacionadas. Olhe para o chão, quantas formigas fazem seu trabalho tão bem elaborado. Olhe a sua frente, as pessoas que vão e vem, com suas alegrias, tristezas, inseguranças.... A vida realmente não pára, então, vamos vivê-la de verdade ? Soltemos nossos medos, pouco a pouco, mesmo que demore, não importa, o que realmente é importante é tentarmos e se der errado tentamos de novo, e de novo, e de novo. Uma hora a gente acerta !

1 comentários:

  1. zenaide disse...

    com certeza uma hora a gente acerta, parabéns Lúcia lindo texto!!

Postar um comentário