• ENCANTAMENTO

    Você sabe o que é o encanto? é ouvir um sim como resposta sem ter perguntado nada. (Albert Camus)

    Nas mais belas histórias infantis a princesa sempre espera pelo príncipe encantado, que chega no seu cavalo branco, todo lindo, heróico, paternal, protetor e avassaladoramente adorável.
    No meu mundo perfeito o príncipe encantado seria assim. Todos nós temos uma idealização do amor, do ser amado, mas na maioria das vezes nos apaixonamos por alguém totalmente diferente do príncipe dos nossos sonhos, ou da princesa. Não são só as mulheres que idealizam o ser ideal, os homens também, embora poucos o admitam.
    É muito curioso a forma como as pessoas conseguem encantar as outras. O que para mim pode ser interessante, convidativo, para você pode ser uma bela porcaria ! Aquele chato que só fala em trabalho e que você vive fugindo dele, é a paixão platônica de alguém. A moça que te olha insistentemente na fila do banco e que você "nem aí" prá ela, com certeza se encantou por você. Não ? Aposto que sim.
    Nos encantamos por muitas coisas. Por uma música, por uma foto, por um quadro, por um filme, por uma criança. Mas o que gera essa sensação de leveza, de paz, de enlevo ? Para mim é uma coisa muito particular, um sopro divino que parece me dizer: - Nossa, era isso que eu precisava, era isso que minha alma buscava ! -  E guardo aquela imagem, aquele som, aquela visão dentro de mim, em algum lugar especial e que me faz sentir alegria.
    Quando nos encantamos por alguém é mais ou menos assim que funciona. Não sabemos bem por que isso acontece, mas nos faz bem, nos envolve, nos empolga. Essa sensação pode durar por muito tempo ou por apenas alguns minutos, não importa. O que importa é que nos faz sentir um ânimo novo.
    O encantamento também pode ser quebrar (como nas histórias infantis, lembra ?). O príncipe vira sapo na maioria das vezes e a princesa, bem, ela nem sempre tem um pé delicado o suficiente para o sapatinho de cristal. Mas enquanto durar o encanto vale a pena ser sentido, pois o que importa mesmo é a sensação maravilhosa que ele produz em nós, mesmo que seja por poucos minutos.

3 comentários:

  1. Soxcss disse...

    é verdade...o encantamento faz parte da vida de tds, só que infelizmente com a correria do dia a dia as vezes não o percebemos ou fazemos de conta que não estamos nem ai...;)

  2. Unknown disse...

    Gostei... fiquei encantado com o texto, realmente !

  3. Unknown disse...

    perfeito Lu...viva cada minuto c se fosse o ultimo de sua vida, se encantando c pequenas coisas q podem durar anos ou numa fração de segundos, mais q valerá a pena enquanto durar, bjoksss :)!!!

Postar um comentário